1. Erasmus+ - Introdução

O Erasmus+ é um programa único que procura dinamizar as perspetivas de trabalho e desenvolvimento pessoal dos jovens, bem como ajudar os nossos sistemas de educação, formação e juventude a disponibilizarem um ensino e uma aprendizagem que confiram as competências necessárias para o mercado de trabalho e para a sociedade, agora e no futuro.

Se estiver interessado em obter financiamento da UE no âmbito da educação, formação, juventude ou desporto, então esta brochura é para si.

As páginas que se seguem contêm informações fundamentais sobre as principais oportunidades disponíveis nestas áreas. Encontrará informações mais detalhadas no Guia do Programa para os candidatos.


Um programa integrado

O Erasmus+ tem três ações-chave:

  • Ação-chave 1: Oportunidades de mobilidade de aprendizagem para alunos, candidatos a doutoramento, formandos, jovens voluntários ejovens em geral, bem como professores, formadores, leitores e profissionais que trabalhem na área da juventude.

  • Ação-chave2: Aoportunidade de construir parcerias de incentivo à colaboração interna e entre instituições e organizações de educação, formação ejuventude, bem como entre os mundos da educação e do trabalho.

  • Ação-chave 3: Apoiar os processos de reflexão, diálogo e recolha de provas necessários para uma reforma nas políticas e nos sistemas de educação, formação, ejuventude.


Oportunidades para todos

O Erasmus+ oferece oportunidades para:

  • Os alunos do ensino superior e do ensino profissional poderem estudar, obter formação e experiência de trabalho no estrangeiro (incluindo oportunidades de mobilidade de e para a Europa no ensino superior).

  • Os jovens participarem em intercâmbios transnacionais de jovens e voluntariado (incluindo de e para a Europa).

  • Professores, formadores, leitores, administradores e profissionais que trabalhem na área da juventude praticarem o ensino e a formação, bem como adquirirem novas perspetivas profissionais ou partilharem experiências (incluindo a mobilidade de e para a Europa).

  • Instituições/organizações de educação, formação e juventude partilharem boas práticas com o objetivo de inovar e modernizar.

  • Iniciativas de colaboração entre as instituições de ensino superior e as empresas no sentido de reforçar o potencial empreendedor de colaboradores e alunos, bem como ajudar as organizações a melhor responderem às necessidades do mercado de trabalho.

  • Apoio para melhorar a elaboração de políticas e a reforma dos sistemas de educação, formação ejuventude.

  • Projetos colaborativos na área do desporto.


Línguas para pessoas em movimento

Quanto melhores forem as suas competências linguísticas, mais beneficiará do tempo que passar no estrangeiro. A prática de outras línguas é um aspeto importanteda maioria dasaçõesde mobilidade. Seforum estudante universitário, um voluntário ou um colaborador que pretenda ficar no estrangeiro durante um mínimo de dois meses, ou um aluno do ensino profissional que pretenda ficar no estrangeiro pelo menos um mês, o Erasmus+ oferece-lhe a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos da língua que será utilizada para estudar, trabalhar ou exercer voluntariado.



© European Union, 2014

Privacy Policy