2. Mobilidade de estudantes - Alunos do ensino superior

Períodos de estudo: os alunos podem passar 3 a 12 meses a estudar numa universidade ou faculdade de outro país.
Estágios: em alternativa, podem fazer um estágio num local de trabalho no estrangeiro com uma duração de 2 a 12 meses.

O estudo ou estágio pode ser realizado em qualquer área ou disciplina académica ao nível de uma licenciatura, mestrado ou doutoramento. Também é possível conjugar um estágio com um período de estudo no estrangeiro.

Os recém-licenciados também podem participar num estágio no estrangeiro no prazo de um ano após a licenciatura. Mas é necessário planear com antecedência! Tem de ser selecionado pela sua univer­sidade ou faculdade durante o seu último ano de estudo.

O Erasmus+ também apoia alguns alunos europeus para estudarem no resto do mundo e alunos de outras zonas do mundo para estudarem na Europa.


A quem se destina?

  • Alunos ou candidatos a doutoramento que pretendam estudar/obter formação no estrangeiro ou receber um grau conjunto emitido por mais do que uma universidade.

  • Formandos ou aprendizes que procurem expandir as suas competências no estrangeiro.

  • Jovens que pretendam beneficiar de um intercâmbio de jovens ou exercer voluntariado no estrangeiro.

Estudar noutra universidade ajudou-me, mais do que nunca, a alargar horizontes na minha área de estudo. Mas a melhor parte da experiência foi conhecer muitas das pessoas com quem certamente irei trabalhar no futuro.

Robert (Reino Unido), sobre a experiência de estudar design industrial durante dez meses na Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos.

 

Empréstimos para alunos de mestrado

O Erasmus+ apoia novos empréstimos de baixo custo para ajudar os alunos de mestrado a estudarem noutros países europeus com condições de pagamento favoráveis.

Os alunos podem candidatar-se a um empréstimo para um mestrado completo no estrangeiro e pedir até 12 000 euros por um curso de um ano ou até 18 000 euros por um curso de dois anos.

Os empréstimos são fornecidos por intermediários financeiros selecionados nos países do programa.


Mestrados conjuntos

O Erasmus+ oferece aos alunos de mestrado de todo o mundo a oportunidade de obterem uma bolsa para programas conjuntos de estudos internacionais de alto nível organizados por parcerias universitárias. Os programas de mestrados conjuntos conduzem a um mestrado emitido em conjunto por algumas ou todas as instituições participantes.


Dica!

Os programas de doutoramento conjunto contam com o apoio das ações Marie Sktodowska-Curie, ao abrigo do programa de investigação Horizonte 2020. Os programas de doutoramento conjunto em curso, selecionados ao abrigo do programa Erasmus Mundus antes de 2014, continuam a ter o apoio do Erasmus+.


Como saber mais?

http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus

Como me candidatar?

Pode obter mais informações junto do departamento internacional da sua instituição de ensino superior. Relativamente aos graus conjuntos, os alunos podem obter a lista dos mestrados conjuntos no site da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA):

http://eacea.ec.europa.eu


© European Union, 2014

Privacy Policy