4. Mobilidade de jovens

Os intercâmbios de jovens ajudam estes a adquirirem compe­tências importantes, como a gestão de projetos e o trabalho de equipa. Estas oportunidades fora do ambiente escolar permitem aos grupos de jovens a participação num programa estruturado de atividades (por exemplo, um misto de «workshops», exercícios, debates e simulações) noutro país dentro ou fora da UE durante um período de até 21 dias.

O Serviço Voluntário Europeu oferece uma oportunidade ideal para os jovens desenvolverem competências ao contribuírem para o trabalho diário das organizações em áreas como a assistência social, o ambiente, programas educativos informais, TIC, cultura e muitas outras. Também é uma oportunidade para aumentarem a sua autoconfiança, participarem mais ativamente enquanto cidadãos e experimentarem uma outra forma de vida. Uma atividade de voluntariado pode durar até um ano e os participantes podem voluntariar-se para apoiar qualquer tipo de causa, dentro ou fora da União Europeia.

Os Intercâmbios de Jovens estão abertos a jovens entre os 13 e os 30 anos. O Serviço Voluntário Europeu está aberto a jovens entre os 17 eos 30 anos.

Em apenas um ano com o Serviço Voluntário Europeu, aprendi mais do que nunca. Recomendaria sem dúvida o Serviço Voluntário a qualquer pessoa que tenha uma mente ebert, e que pretend, genher experiência.

Clara (Alemanha), sobre a participação num projeto para ajudar os imigrantes recém-chegados a Bruxelas, na Bélgica, no centro comunitário Jozef Swinnen.


Como saber mais?

http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus

Como me candidatar?

Se estiver interessado em candidatar-se, deve dirigir-se à agência nacional do seu país:

http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/national-agencies_pt.htm

© European Union, 2014

Privacy Policy