5. Investir nas línguas Algumas pessoas aprendem uma língua por motivos essencialmente práticos. Angel, especialista informático búlgaro que vive na Bélgica, explica: «Aprendi francês por motivos estritamente profissionais e para poder comunicar com os habitantes do país onde vivo».
5. Seja coerente - Organize as frases Por vezes, há que redigir (ou melhorar) um documento que contém muitos factos e ideias. Eis aqui algumas formas de simplifi car a informação para que os leitores compreendam de imediato cada frase.
4. Mobilidade de jovens Os intercâmbios de jovens ajudam estes a adquirirem competências importantes, como a gestão de projetos e o trabalho de equipa. Estas oportunidades fora do ambiente escolar permitem aos grupos de jovens a participação num programa estruturado de atividades (por exemplo, um misto de «workshops», exercícios, debates e simulações) noutro país dentro ou fora da UE durante um período de até 21 dias.
Resposta às perguntas Prepare-se bem para as várias perguntas que lhe poderão fazer. A maioria incidirá, provavelmente, sobre a sua experiência, competências e motivação. Tente convencer os entrevistadores de que está muito motivado e fortemente empenhado em conseguir o emprego. Diga-lhes como os seus pontos fortes e interesses correspondem aos que o empregador procura. Responda às perguntas de forma completa, mas sucinta. Fale apenas de assuntos que possam interessar ao empregador. Seja gentil, sincero e profissional. Não minta.
Itália - Risoto de pombo Risotto coi piccioni
INGREDIENTES para 4 pessoas
• 2 pombos com miúdos
• 300 g de arroz risoto
• Salva e alecrim
• 200 g de caldo de carne
• Azeite
• Sal e pimenta